Vimos na última quarta-feira (08), a conquista da Copa do Brasil do Clube de Regatas Vasco da Gama em um jogão de futebol. Ótimo a Copa do Brasil tem um novo campeão e milhões de telespectadores puderam acompanhar o partidaço que foi.
Mas vamos nos atentar a fatos curiosos do jogo: Uma decisão disputada por times que amargaram um rebaixamento, crise financeira no vasco, crise politica no coritiba as coisas não estavam muito pra eles. Mas eis que de repente as coisas mudam, vasco trás craques conceituados no Brasil e no mundo, participa da final de um estadual, contrata um treinador qualificado, monta um "timaço" e enfim vence uma competição nacional. Coritiba mantém uma base, aposta em novos talentos, contrata reforços para posições estratégicas, carentes e consegue ser campeão estadual, bater um record de 24 partidas disputadas sem perder ou empatar, apenas vitorias. O que aconteceu com esses times? milagres? A resposta é PLANEJAMENTO. Clubes se reestruturaram e deram a volta por cima. Espero que dirigentes e cartolas do nordeste tenham assistido a partida de ontem e tomado exemplo dessas equipes, ver que A HORA É AGORA.
A hora de esquecer rivalidade, hora de trabalhar, arregaçar as mangas e buscar patrocinadores, mostrar comprometimento, palavra e acima de tudo HONESTIDADE. O futebol nordestino é visto com certo preconceito por clubes, imprensa e população, principalmente no sul e sudeste do país, são os chamados "sulistas" ou o "eixo do mal" tratando-se do eixo Rio-SP. Ja nos perguntamos o por que disso? seriam eles melhores que nós? uma teoria que tenho é a seguinte: vejamos a ordem que o eixo da mais atenção no nordeste: 1º Pernambuco, 2º Bahia, 3º Ceará, 10º Paraíba, Piauí, Maranhão, Sergipe etc...
Pernanbuco e Bahia são estados em que se encontram lá campeões nacionais, e por isso tem um respeito maior em relação aos demais nordestinos.
Competições nacionais são o que dão uma moral maior para o clube e torcida, é indiscutivel a importância de um titulo de expressão para um clube e para o seu estado, são essas competições que irão passar no GloboEsporte, que serão comentadas por muitos cronistas, reporteres de todo país e são esses titulos que o levarão a um nivel acima. O estado do Ceará precisa de titulos assim, para ter o devido respeito que merece, acredito que quando ele chegar seja pra qual clube for, o estado e seus clubes iram ganhar um prestígio ainda maior que um dia ja ganharam com "carroça desembestada"ou funk do "clodoaldo".
Nenhum comentário:
Postar um comentário